SOBRE

TRAJETÓRIA

Trabalhar para promover mudanças sociais tem sido uma forte motivação para Mariana Braz desde pequena, e, por entender a saúde mental também como um direito, escolheu a Psicologia como profissão, já com o foco em trabalhar com a saúde mental de mulheres.

Em 2017, buscando ampliar seus horizontes, conhecer novas culturas e expandir sua visão de mundo, decidiu mudar-se para Portugal, e se encantou pela beleza e pela vida no país, embora não tenha deixado de manter contato com pessoas imigrantes, principalmente brasileiras, por entender que era importante estar conectada com suas raízes e com realidades parecidas com a sua, onde pudesse trocar vivências e sentimentos com pessoas que pudessem entendê-la. A partir das suas próprias experiências e da escuta das experiências de outras mulheres, e, portanto, ‘nossas’, foi compreendendo a realidade de ser mulher brasileira e imigrante em Portugal, além dos desafios enfrentados pelo próprio processo imigratório.

Sendo a imigração um tema que a atravessou profundamente enquanto pessoa e enquanto profissional, não poderia escolher outro tema para trabalhar senão com mulheres imigrantes, e por isso decidiu continuar a viver em Portugal e mudou-se para Lisboa.

Decidiu então trabalhar com o tema da imigração e da violência doméstica também enquanto pesquisadora, e escreveu sua tese de mestrado, intitulada “Os estereótipos da ‘mulher brasileira’ e a violência por parceiro íntimo”, onde investigou como os
estereótipos associados à mulheres brasileiras contribuem para a violência doméstica contra mulheres brasileiras imigrantes em Portugal.

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Doutoranda em Estudos Feministas (2023 – atual)

Coimbra – Portugal

Membra efetiva da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2023) (Cédula nº 27951)

Lisboa – Portugal

Mestra em Psicologia Clínica (2021)

Lisboa – Portugal

Formação Ionene – Estudos Psicanalíticos sobre Raça e Gênero (2021)

Online

Técnica de Apoio à Vítima (2021)

Lisboa – Portugal

Formação em Prevenção e Combate à Violência Contra às Mulheres e a Violência Doméstica (2021)

Online

Formação em Prevenção da Violência em Contexto Escolar (2020)

Online

Curso de Introdução para uma Psicologia Antirracista (2020)

Online

Licenciatura em Psicologia (2019)

Lisboa – Portugal

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Psicóloga clínica (2023 – Atual)

Online

Realiza psicoterapia com mulheres brasileiras que vivem no exterior.

Lisboa – Portugal

Prestou apoio psicológico à mulheres imigrantes sobreviventes de violência doméstica em Portugal.

Lisboa – Portugal

Trabalhou com mulheres imigrantes sobreviventes de violência doméstica em Portugal. Exerceu o cargo de Psicólogo Júnior, prestando apoio psicológico à estas mulheres.

Lisboa – Portugal

Exerceu o cargo de Técnica de Apoio à Vítima, prestando acolhimento, apoio emocional, e informações sobre quais os direitos destas mulheres.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

5° Congresso de Psicanálise em Língua Portuguesa – Escravidão e Liberdade: Travessias do Corpo e da Alma (Ouvinte) (2023)

Salvador, Brasil

Migração brasileira em Portugal: experiências, ativismo e movimentos sociais (Oradora) (2023)

Lisboa, Portugal

O projeto “brasileiras não se calam” (Oradora) (2022)

Porto, Portugal

Gênero e imigração: Retrato das brasileiras em Portugal durante a pandemia da Covid-19 (Oradora) (2022)

Lisboa, Portugal

Os estereótipos da ‘mulher brasileira’ e a violência por parceiro íntimo (Oradora) (2022)

Online

ATIVIDADES SOCIAIS E POLÍTICAS

Há 05 anos desenvolve o projeto brasileiras não se calam!, que tem como objetivo acolher e empoderar mulheres brasileiras imigrantes pelo mundo. Acredita que o processo imigratório é melhor vivido em comunidade, e por isso tenta criar uma comunidade virtual para que mulheres brasileiras imigrantes possam trocar experiências, conhecimentos, e contribuir ativamente na construção de um mundo mais justo. No projeto compartilha nas redes sociais relatos de agressões contra mulheres brasileiras pelo mundo, coordena um grupo de escuta e acolhimento para mulheres brasileiras que vivem no exterior, e desenvolve um podcast onde conversa com mulheres imigrantes e com profissionais que trabalham com esse público e que trazem informações relevantes para pessoas imigrantes pelo mundo.